A legislação em vigor prevê a obrigatoriedade da realização de uma Avaliação Psicológica aos condutores ou candidatos a licença de condução para alguns grupos de veículos, nomeadamente para o Grupo 2, que inclui veículos das categorias C, C+E, D, D+E, das subcategorias C1, C1+E,D1 e D1+E, bem como os condutores das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.

Maximizar e rentabilizar o tempo é uma das exigências a que a sociedade actual nos obriga. Se “tempo é dinheiro”, certo é também, que por muito que queiramos, o dia tem apenas 24 Horas. Como trabalhar eficazmente em equipa? Quais os modelos tradicionais de organização do trabalho? Como gerir melhor o tempo? Como construir um plano ou o horário? Como escolher e utilizar eficazmente uma agenda? Como enfrentar o Stress? 

Terminar uma licenciatura em psicologia é o início de todo um processo, não só académico, mas também profissional. Várias são as saídas profissionais e percursos académicos possíveis, mas o licenciado em psicologia nem sabe como orientar o seu percurso seja ele na forma liberal ou por conta de outrem. 

O STRESS MASTER® é um método terapêutico que visa combater o stress, a ansiedade e a depressão que cada vez afecta mais a população das sociedades ditas industrializadas.

O termo Dislexia refere-se a um conjunto de alterações que têm em comum uma perturbação ou atraso na aquisição, aprendizagem ou processamento da leitura, na ausência de qualquer outra limitação ou alteração das capacidades intelectuais.  Os problemas da leitura surgem sobretudo entre as pessoas mais velhas: cerca de 4% na população entre os 18-20 anos, 20% entre os 45-59 anos, e 27% a partir do 60 anos.

Quer os professores quer os psicólogos, pais e educadores em geral, cada vez se deparam mais com situações de problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem que se revelam um tema de estudo fundamental.

O contacto que o psicólogo estabelece com a criança é na sua essência idêntico ao do adulto, mas enquanto este utiliza sobretudo a verbalização como veículo de comunicação, a criança recorre preferencialmente vocábulos lúdicos, imagens, sequências de actos e gestos. 

A avaliação psicológica revela-se central para o exercício da actividade profissional do psicólogo. Mais do que saber aplicar testes ou provas, o psicólogo deve saber optar pelo instrumento mais adequado face à situação que se depara bem como interpretar os resultados e extrair conclusões válidas e úteis para o diagnóstico e intervenção. 

O presente curso, particularmente vocacionado para a população geral, centra-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Psicologia (12º), revelando-se um valioso complemento já que, para além de apresentar os vários conteúdos temáticos, apresenta os principais objectivos, resumos da matéria e pequenos exercícios, nomeadamente no formato de escolha múltipla. Revela-se pois uma valiosa ferramenta para o sucesso escolar.

Nos dias que correm é frequente ouvirmos falar de personalidade, normal e patológico numa abordagem nem sempre científica. Através desta formação aprofundaremos o conceito de normal, patológico, bem como as principais estruturas de personalidade, suas características, formas de avaliação e de intervenção, frequentemente ilustradas através de casos clínicos reais.